sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

JVSTA VRBE, HONORABILES SERVITORES

Acabo de chegar de uma homenagem a diversos policiais militares. Foi no 6º Batalhão de Polícia Militar, composto de 526 integrantes. O batalhão é responsável pelo policiamento da Tijuca e arredores. Seu comandante, tenente-coronel Marcio Rocha, recebeu e acompanhou os convidados à solenidade. Fui representar o Seminário Teológico Betel e entreguei diplomas de homenagem a seis PMs.

Os homens e mulheres da PM que foram homenageados pelo comandante protagonizaram diversas ações em que conseguiram cumprir sua missão com eficácia. E, como destacou o tenente-coronel Rocha, o que prevaleceu foi o policiamento preventivo em vez da violência. Na Grande Tijuca, integrada e tendo a criminalidade sob controle após vários focos conflagrados serem recuperados do tráfico de entorpecentes, os membros dessa guarnição participam de um policiamento focalizado no cidadão, pelo qual o bandido é definido como exceção à normalidade. O comandante festeja o fato de a guarnição já estar aberta e acessível à sociedade. A comunidade celebra o tempo de uma sociedade mais justa e dotada de policiais qualificados e cumpridores de seu papel.

Juntamente com autoridades civis e militares, representantes da sociedade organizada prestigiaram a entrega de diplomas aos profissionais que se destacaram no trimestre de outubro de 2011 a janeiro de 2012, no socorro à população, prisão de criminosos, recuperação do patrimônio de populares e consolidação do ambiente de paz social na cidade, particularmente na Grande Tijuca. Além dos diplomas, os policiais foram fotografados e aplaudidos. Palmas também para a recusa de propina e a prisão de corruptores. Ao fim da solenidade, foi servido um almoço de congraçamento.

Durante a cerimônia, foi observado o luto oficial em razão das mortes no desabamento de três edifícios no Centro da cidade. Por isso, mesmo com a presença de músicos da Banda Marcial da PMERJ, não foram executados o Hino Nacional e a Canção do Policial.

Felicidades aos PMs que fazem corretamente o seu trabalho. Para lá das formalidades, que Deus os acompanhe em suas atividades e ajude a alcançar os melhores desejos de seus corações.