sábado, 23 de janeiro de 2010

Como ajudar o Haiti?

Por causa da comoção mundial causada pelo terremoto no Haiti, dia 12 de janeiro, tornou-se um senso comum achar que o Haiti precisa de ajuda. E, aos poucos, aparece a lamentável disputa por prestígio internacional protagonizada por alguns contingentes de socorristas e missões internacionais que atuam naquele país. O pobre Haiti, enfim, representa uma vitrina a ser "preenchida" por alguma potência.
Claro, o Haiti precisa de alguma ajuda para superar, no curto prazo, a tragédia imediata, pelo socorro às vítimas diretas dos desmoronamentos. E, no curso das ações, a ajuda é fazer chegar aos haitianos condições mínimas de sobrevivência, tais como água, alimentos, medicamentos e pessoal de saúde e técnicos para o restabelecimento de uma infraestrutura que permita a retomada da normalidade. Deste modo, é importante perguntar: O Haiti precisa da ajuda que querem dar ao país?
Em "Uma conversa franca sobre o Haiti" (O Globo, 22/01/10), o colunista do jornal The New York Times, Nicholas Kristof, defende que o de que o Haiti mais necessita é investimento. "Os haitianos tendem a ser bem sucedidos... em qualquer lugar, exceto no Haiti", sentencia, positivo, o articulista. Citando o Wall Street Journey, Kristof repete luminosamente: "para ajudar o Haiti, parem com a ajuda externa".