sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Igrejas Metodistas do Distrito do Catete queriam maior participação em evento


Em carta, os pastores das Igrejas Metodistas localizadas no Distrito do Catete (zonas Sul e Central e parte da Zona Norte do Rio de Janeiro) declaram que gostariam que suas igrejas fossem mais úteis ao maior encontro da denominação no Estado. Leia.


Dos Pastores do Distrito do Catete

Ao Revmº Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann

Catedral Metodista do Rio de Janeiro, 05 de setembro de 2008.

Nós pastores das igrejas do Distrito do Catete, reunidos em nossa Catedral sob a superintendência do Rev. Antônio Faleiro Sobrinho, saudamos o amado Bispo com a gloriosa paz que temos experimentado da parte de nosso Senhor Jesus Cristo e a Ele pedimos que seu episcopado tenha sempre a marca da graça, amor e poder de Deus.

Os pastores deste Distrito, reunidos regularmente para oração, estudo e deliberações, decidimos externar ao Revmº Bispo o sentimento de estranheza entre nós estabelecido em razão do que consideramos ser uma participação pequena de nossas igrejas e seus respectivos pastores no evento chamado "Ato Profético II".

Entendemos que o grupo de trabalho que recebeu o encargo de planejar e executar as ações e providências requeridas pelo evento acima precisa ter as correspondentes liberdade e celeridade que assegurarão a sua legítima e eficaz realização.

Consideramos porém, que a liderança dos pastores em geral e os deste Distrito em particular poderia ser mais bem aproveitada.

Tal como no evento anterior, há pouca divulgação das ações nas quais se espera a participação de nossas igrejas, fazendo com que os pastores não saibam exatamente que papel terão de desempenhar e, desse modo, induzindo-os aos riscos do improviso. Os grupos de membros das igrejas esperados (em ônibus ou deslocando-se livremente ao local do evento, caso da maior parte dos que residem na área do Distrito do Catete) não têm certeza quanto ao que os espera e o que irão realmente fazer no local, senão unicamente de sua presença no Sambódromo, em setor para nós ainda indefinido. Constatamos que, em geral, os integrantes da organização não têm respostas para as questões formuladas pelos pastores quanto à sua atuação, a não ser que estes deverão comparecer com as respectivas igrejas no local, data e hora e, como é de se esperar com muita animação.

Lembramos ao amado Bispo que não é de alienação das decisões que tratamos nesta, e sim, da lacuna de informações que o coordenador, Pr. Paulo Fernando, poderia ter-nos passado com antecedência, em razão de o evento ocorrer na área de nosso Distrito, mas desinformados como estamos, somos lançados na passividade compulsória, ao sabor das eventuais surpresas que poderão surgir seja na mobilização das igrejas locais, nos deslocamentos, ingresso e saída do local, participação nos momentos da celebração etc. Em tempo, alienação não é algo que defina a presença e carinho com que pastores e igrejas do Distrito do Catete têm apoiado e atendido às convocações do Bispo.

Estamos às portas do Ato Profético II e, a rigor, sabemos apenas que devemos comparecer com as igrejas, sem contudo saber o que e como fazer lá. Nessas circunstâncias nada mais resta planejar senão animar o povo a participar com orações, cânticos e empunhando Bíblias, faixas e flâmulas, na expectativa de que, já no interior do complexo, possamos ouvir dos nossos líderes de que modo deveremos nos conduzir.

Com a esperança de que a participação mais consciente e informada dos pastores e igrejas contribuirá positivamente para o pleno êxito dos eventos de nossa Região, renovamos nosso amor e sincero desejo de copiosas bênçãos do nosso Deus.

Em Cristo,

Pr. Antônio Faleiro Sobrinho - SD

Pr. Luciano Pereira Vergara - Sec CODIAM

E os pastores presentes: Gustavo Henrique Faleiro, Ronan Boechat de Amorim, Clóvis de O. Paradela, Filipe Pereira de Mesquita, Marcos César Ozório, Rubem Lopes de Almeida, Marco Antônio de Oliveira, Roberto de Carvalho Rocha, Francisco de Souza Dantas, Jonas Falleiro Junior, Paulo César de Machado Lima, Jorge R. Cruz Filho, Adilson Nunes Monteiro, Luiz Daniel Nascimento, Ilídio C. O. Jr.