quinta-feira, 23 de abril de 2009

Capangas do Mato Grosso

O que teria querido dizer o ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, quando se referiu aos "capangas do Mato Grosso", que segundo ele, são do ministro Gilmar Mendes, presidente do mesmo tribunal? Denúncia, insinuação inconseqüente, uso figurativo da linguagem? Seja o que for, é certamente algo grave e preocupante para todos os brasileiros.

Hoje, dia 22 de abril, o 509º aniversário do descobrimento do Brasil, o país se vê brindado por um "barraco" entre suas excelências, de parte a parte dizendo: "- vossa excelência me respeite!". Cada um, querendo empulhar o outro diante da audiência ao vivo e pela TV, com acusações: "- V. Exa. faltou à sessão" e "- V. Exa. não leu a ata".

Além do destempero de suas excelências, a possibilidade de um alto magistrado manter "capangas", como foi acusado, é de assustar. Em que pesem as dúvidas levantadas sobre Gilmar Mendes durante o episódio de prisão e soltura do banqueiro Daniel Dantas, em 2008, a acusação assacada agora contra ele não poderá ser ocultada pelo riso histriônico do meritíssimo ao tentar minimizar a querela com o seu par.

Em uma breve nota assinada por oito ministros da Corte, a maior parte do STF hipotecou apoio ao presidente Gilmar Mendes, conforme transcrição abaixo:

NOTA

Os ministros do Supremo Tribunal Federal que subscrevem esta nota, reunidos após a Sessão Plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao Senhor Ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como Presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data.

Ministro Celso de Mello
Ministro Marco Aurélio
Ministro Cezar Peluso
Ministro Carlos Ayres Britto
Ministro Eros Grau
Ministro Ricardo Lewandowski
Ministra Cármen Lúcia
Ministro Menezes Direito