quinta-feira, 26 de março de 2009

“Peixe de Tróia” vai para o samburá

Na noite de quarta-feira, dia 24/03, foi arquivado o que se chamou de “peixe de Tróia”, um casuísmo que a deputada federal Irini Lopes (PT-ES) incluiu sob o nome de Emenda 34 ao PL 3960/2008, um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que trata da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura. O projeto do governo, cujo relator é o deputado José Cirilo (PT-CE), teve o seu texto aprovado e deixou de fora a Emenda 34.

Na manobra de resistência à emenda, teve destaque a “Frente Parlamentar Evangélica”, um movimento suprapartidário que inclui parlamentares da Câmara e do Senado. Porém, mais uma vez ficou patente que os políticos alinhados aos princípios da Igreja Evangélica precisam de assessoria que se dedique a acompanhar projetos de lei e suas emendas tramitando na casa, pois o sinal de alerta surgiu casualmente, mobilizando, de improviso, os parlamentares. Em geral, o povo não sabe o que se passa nas casas legislativas e, por não terem informação dos trabalhos legislativos, muitas vezes criticam a inoperância dos políticos.

Aparentemente, a deputada do PT capixaba desejava preservar o que julga ser direito da minoria GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e travestis) e queria ver criado, dentro do Ministério da Pesca, um Conselho Nacional GLBT com vários cargos DAS (Direção de Assessoria Superior), uma página vergonhosa da vida parlamentar que iria equiparar essa “gaiola das loucas” aos Conselhos da Criança e do Adolescente, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, em mais uma iniciativa patrocinada pela agenda gay.

O próximo passo da tramitação é o PL 3960 ir para o Senado e os senadores cristãos precisarão estar atentos ao que aconteceu na Câmara dos Deputados, para evitar que, na discussão e votação da matéria, o “peixe de Tróia” volte em outra onda.


ILSTRAÇÃO: PEIXES CÓMICOS COR-DE-ROSA © Derocz Dreamstime.com