segunda-feira, 23 de março de 2009

Procuram-se posições bíblicas e éticas em prol da justiça e da honra na política e na sociedade em geral

É preciso assumir os valores bíblicos e éticos apontados pela consciência e por a cara a tapa!

Carta Aberta dos líderes da Grande Tijuca

(Rio de Janeiro, RJ)


Às comunidades, grupos religiosos, denominações cristãs, igrejas locais, pastores
e instituições e autoridades de todas as esferas do Estado brasileiro.

Nós, líderes de diversas denominações e igrejas locais presentes na Grande Tijuca, no coração da Capital fluminense, reunidos para a oração, a meditação bíblica e a comunhão espiritual, por nós mesmos expressamos o sentimento unânime advindo de um desafio que nos constrange, e entristece, qual seja o de suplicar e interceder perante o nosso Deus e declarar a nossa indignação perante a Sociedade brasileira pelo absurdo que representa a tentativa de punir com a exclusão o deputado federal Henrique Afonso dos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT).
· Entendemos que o deputado federal Henrique Afonso (PT-AC) foi eleito em razão de sua luta pelos direitos que ele defende, mas que agora estão ameaçados por um posicionamento particular adotado por integrantes do PT que se alinham em uma corrente interna contrária aos princípios defendidos pelo referido deputado.
· Entendemos também que, a continuar esse conflito de valores, um expressivo número de pessoas, notadamente os evangélicos, poderá sentir-se contrariado e discriminado, refletindo-se tal sentimento em eleições futuras, com inegáveis efeitos sobre a sua opinião em face das proposições programáticas e eleitorais do PT em nível nacional.
· Entendemos, igualmente, que alijando da lide parlamentar a quem adota princípios e valores em prol da vida, da família e do ser humano em sua dimensão moral e espiritual, perdem a sociedade e as pessoas que elegeram seus representantes com base nesses princípios. Além disso, com a expulsão do deputado Henrique Afonso do PT caem, entre outros, os seguintes projetos: PL 1057 (“Lei Muadji”, contra o infanticídio em áreas indígenas), PEC 265/2008 (acabando com a isenção tributária da indústria pornográfica travestida em arte e cultura).
· Também entendemos que expulsar o deputado do PT é, indiretamente, punir a Igreja Evangélica e outros grupos religiosos, pois cristãos católicos, evangélicos e ortodoxos, além de espiritualistas de variados matizes, os quais consignam os ideais defendidos pelo deputado Henrique Afonso.
· Entendemos que o referido político tem uma militância e uma trajetória que conta com o respaldo dos votos populares e de variadas organizações, mas hoje está sob a ameaça de expulsão exatamente por ter assumido os valores de sua consciência em sua atuação parlamentar. Enfatize-se que a eleição do deputado, pela confiança de seu eleitorado na plataforma por ele desposada, é anterior à atual gestão dos adversários internos, que desejam cassar a liderança moral e política do deputado.

Por tudo que foi exposto acima, apelamos ao bom senso das pessoas de bem e que queiram ver preservada a legítima expressão da consciência, quer por populares quer por parlamentares, muito acima de acertos partidários particulares, que se manifestem e declarem a sua rejeição à pretensão do grupo, dentro do PT, que pretende expulsar do partido o deputado federal Henrique Afonso.

Nós, líderes religiosos, cidadãos brasileiros, homens e mulheres ativamente envolvidos em transformação positiva, mediante os princípios dos Direitos Humanos, afinados com princípios que cremos universais, reiteramos a nossa esperança e expectativa de que o Reino de Deus há de se manifestar crescentemente em nossa sociedade, mercê da graça de Deus e como resultado da conduta, pregação e orações de todos que crêem em Deus e se alegram em seu amor e justiça.

Rio de Janeiro, 27 de Fevereiro de 2009.

Carta redigida e inicialmente assinada pelos seguintes irmãos:
Benoni Kraul de Miranda Pinto,
Eduardo Macedo Collaço,
Urbano Fernandes Redondo da Mata,
Luciano Pereira Vergara, Wainer Guimarães